SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO
1 COMO DEFINIR O PORTFÓLIO?
È um instrumento de estimulação do pensamento reflexivo, oportunizando documentar, registrar e estruturar os procedimentos de aprendizagem.
2 QUAL SEU OBJETIVO?
O objetivo da avaliação com PORTFLÓLIO é encorajar o ensino centrado na criança, pois auxilia a mesma a refletir sobre seu próprio trabalho, realizando assim, as relações marcantes entre os tópicos desenvolvidos no ensino e as próprias experiências que constituem-se nas bases da atividade intelectual
3 ENTÃO O PORTFÓLIO É…
Poderíamos colocar o Portfólio como uma coleção de itens que revela, no transcorrer do ano os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança.
Se há pretensão em formar o aluno que coloca seus pontos de vista, que escute, considera as opiniões, ajuda na construção de regras, levanta problematizações, etc, é necessário que se estabeleça os espaços de interação e redimensionamento da aprendizagem…
4 QUAL O CONTEÚDO DE UM PORTFÓLIO?
Necessariamente, os portfólios não precisam ser idênticos para todas os alunos. A seleção do material passará por critérios estabelecidos para sua montagem porém considerando a diversidade, as atividades pedagógicas também poderão ser diferentes.
Os conteúdos mais freqüentes do Portfólio são desenhos e registros escritos, incluindo amostras de trabalhos, experiências científicas, informações matemáticas e resolução de problemas.
Os desenhos começam a ser selecionados a partir do estágio de rabiscar até os desenhos esquemáticos.
Os registros escritos podem ser: assinatura da criança, legenda em desenhos, carta para os pais, professores, colegas ou outras pessoas, registros diários, relatórios, história… ( o maior erro é colocar atividade que realizadas)
HÁ TRÊS MODELOS DE PORTFÓLIO
PORTFÓLIO PARTICULAR – onde há registros a respeito de cada aluno. São guardados históricos médicos, registros de casos, entrevistas com pais, entre outros. Devem ser mantidos em local seguro para garantir a privacidade da criança e da família – Geralmente esse tipo de portfólio fica na sala das pedagogas, mais não impede que professores tenhamos anotados esses dados também.
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM - contém anotações, rascunhos, amostras de trabalhos diário de aprendizagem da criança; esse tipo de Portfólio é a coleção da criança, onde ela mesma poderá arquivar e consultar os materiais. No início do ano letivo eu já solicito que cada aluno tenha sua pasta com elástico.
PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO – contém amostra representativas do trabalho, as quais demonstram avanços importantes ou problemas persistentes.
Podem estar arquivados: fotografias, cópias selecionadas de narrações dos alunos, entre outros. (Esse é o mais usado)
PORTFÓLIO DIGITAL – Há professores que registram suas aulas e colocam as fotos no blog.
Esse tipo de Portfólio possibilita revelar aos professores os trabalhos realizados anteriormente e a busca de novos procedimentos para embasar os alunos no que for necessário
PROCESSO DE MONTAGEM DO PORTFÓLIO
Estão são algumas sugestões para a montagem deste instrumento de avaliação com os professores e alunos:
- Identificar e definir com os professores os propósitos da elaboração do portfólio
- Estabelecer os tipos e itens que serão coletados
- Estabelecer cronograma para coleta de cada tipo de item
- Organizar a “folha de roso” com dados sobre o aluno
COM RELAÇÃO AO MATERIAL COLETADO
a) Amostras de trabalhos
Selecionar o item dos trabalhos que foram desenvolvidos com os alunos.
Solicitar à criança que dite ou escreva breves comentários sobre o item. É possível seguir algumas questões como?
- Como você fez esse trabalho?
- O que você mais gosta nele?
- O que você gostaria de ter feito de outra maneira?
( Este passo incentiva a criança a fazer comentários sobre outras atividades, a escrever registros, etc)
b) Nos itens selecionados é importante que haja registro de:
- Como foi o encaminhamento
- O que havia planejado para esta atividade
- Registrar comentários da criança
- Registrar intervenções realizadas ( uso de materiais, auxílio de colegas/professores, uso do desenho para esclarecimento, uso de material concreto, outras estratégias que utilizou)
- Datar todas as atividades
- Para alunos com maiores dificuldades fazer breve relato sobre a atividade proposta e seu desenvolvimento.
Há várias maneira de criar a capa para o portfólio com o aluno, uma maneira bacana é solicitar para que a família confeccione a capa do portfólio como achar melhor, desde que seja um trabalho familiar. O importante é proporcionar momentos de interação entre a escola e a família.
fonte: http://juciele.fixtofix.com/?p=865.
Adorei o portfólio você tem o modelo para imprimir com a capa das bonecas que eatá linda.
ResponderExcluiremail babymariasilva@gmail.com . Obrigada.