Artes
A
primeira forma de comunicação, antes da escrita, é o desenho, por meio dele a
criança pode expressar seus sentimentos, a situação pela qual passa no dia a
dia e conflitos interiores.
É na
Arte que ela começa a ter o primeiro contato com a comunicação realizada
através do papel.
O
trabalho com Artes vai muito além do desenho no papel e é importante que o
professor encontre esse olhar crítico e entenda e possa manifestar todos os
campos do saber que a Arte oferece.
Atividades
elaboradas para Artes.
Atividade para o 1º ano.
Trabalho de sensações.
Objetivo:
Dar início ao conhecimento do novo e do diferente;
Entender que a Arte é mais que desenhar é sentir;
Estabelecer noção de transformação dos elementos.
Materiais: Água, uma mesa ou uma superfície lisa de preferência
branca, maisena e anilina de qualquer cor e uma travessa.
Coloque a maisena em uma travessa e a apresente aos alunos, peça
para colocarem o dedo e sentirem a espessura da maisena e para descreverem o
que acham. Qual a sensação.
Depois coloque uma pequena quantidade de água na maisena e pingue
algumas gotas de anilina jogue essa mistura na mesa ou em uma superfície lisa e
de preferência branca.
Essa mistura formara uma massa colorida que endurece criando uma
casca fina, mas quando mexida faz com que a casca quebre e por dentro o
material estará mole. Oriente os alunos a colocar as mãos, incentivando-os a
mexer, formar desenhos e descrever a sensação desta mistura de materiais.
*****************************************************************************
Atividade para o 4º e 5º ano.
Trabalho de arte impressa ou Xilogravura.
Objetivos:
Conhecer a história por meio de imagens;
Entender um dos processos de arte impressa;
Compreender que existem diversas formas de trabalhar arte impressa e
que elas não estão distantes de nossa realidade.
Materiais: Dois pratinhos de isopor (aqueles que vêm com doces ou
são usados para colocar legumes em pequenas porções), lápis, um pequeno rolinho
de pintura, tinta vermelha, preta, marrom, ou qualquer outra tinta escura e
papel sulfite.
Apresente aos seus alunos os trabalhos de arte impressa e sua
importância no decorrer da história, após a aula teórica peça para que criem um
desenho.
Esse desenho será reproduzido na parte de trás do pratinho de
isopor, caso o pratinho possua bordas. Após o desenho ser reproduzido o aluno
irá realizar furos, próximos entre si, em cima do traçado. Após os furos serem
feitos em todas as linhas do desenho, será colocada tinta no outro pratinho e o
rolinho será passado na tinta para ser aplicado no pratinho com o desenho
furado. Logo após passar a tinta o pratinho será pressionado sobre uma sulfite
e removido devagar.
O resultado será o desenho aparecendo impresso na folha de papel, e
assim a xilogravura será feita.
Este trabalho pode ser exposto para toda a escola em painéis ou
cartazes.
***********************************************************************
Atividade de Artes realizada fora do ambiente
escolar.
Atividade: Visita a Pinacoteca
Em uma visita a Pinacoteca os alunos poderão
presenciar diversas maneiras de se expressar artisticamente e conhecer todo um
universo que respira arte.
Imagens da Pinacoteca.
Enviado por: Bianca Vanusa de Oliveira Grupo da Pedagogia Anhanguera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário