Projeto identidade na Educação InfantilTema: Tudo sobre mim!
Turma: Pré II (5 anos)
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecer seus antepassados.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade. Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS
Vamos fazer um autorretrato bem divertido, fora do comum! Cada amigo vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho: (Krokotak.com)
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida e conhecer seus antepassados. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe, conhecer seus antepassados.
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade. Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS
Vamos fazer um autorretrato bem divertido, fora do comum! Cada amigo vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho: (Krokotak.com)
Conhecendo tudo sobre o meu Nome - Construindo um crachá: Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá para sala de aula. Pensaremos sobre a função uso de crachás. Cada amigo confeccionará seu próprio crachá com papel cartão, a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Você também pode optar por crachás feito em eva e a criança irá apenas escrever o nome:
Brincadeiras:
·
Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das
meninas.
·
Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
·
Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre
o seu.
·
Trabalhe o número de letras de cada crachá
Partes do corpo, num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.
(Colmagno)
O que tem dentro do meu corpo? Usando sucatas variadas vamos fazer o
corpo por dentro e dar nomes as partes:
Nosso coração é um órgão importantíssimo, vital para nosso corpo! Conversaremos
sobre as emoções que dizemos sentir no coração, pessoas que dizemos guardar no
coração! Agora, vamos fazer uma arte com um coração:
Achei no Atividades para Maternal
Romero Britto
Porque temos ossos?
O que aconteceria se não tivéssemos ossos dentro do nosso corpo? Depois de
conversarmos sobre isso, vamos observar o esqueleto da escola;
Agoira, vamos escrever os nomes de alguns dos nossos ossos,
Toda criança quando nasce, tem direito à Certidão de Nascimento, mas nós
vamos fazer uma identidade, com nome e foto!
Minha família - Fala sobre as pessoas da família
- Livro: Um amor de
família - Ziraldo
- Livro: O livro da família - O livro abaixo fala sobre as
diferenças entre as famílias: cor, quantidade de pessoas, a distância, por quem
esta família é composta
Árvore genealógica - pode ser dado como LIÇÃO DE CASA - A criança e a
família vão juntos construir a árvore genealógica da família, colocando nomes
ou desenhos (com fotos também fica bem interessante!!).
Árvore genealógica - pode ser dado como LIÇÃO DE CASA - A criança e a família vão juntos construir a árvore genealógica da família, colocando nomes ou desenhos (com fotos também fica bem interessante!!)
Árvore genealógica - pode ser dado como LIÇÃO DE CASA - A criança e a família vão juntos construir a árvore genealógica da família, colocando nomes ou desenhos (com fotos também fica bem interessante!!)
Foto: Colmagno
Minha casa - Primeiro vamos ler o livro: Cada um mora onde pode - Ziraldo.
Agora, vamos desenhar como é a nossa casa:
Foto: Colmagno
Como posso cuidar do meu corpo? A alimentação deve ser balanceada, nutritiva e em hora certa!
foto: Colmagno
Reconhecer as noções de higiene e a importância e necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental vamos conversar na roda de conversa sobre o tema e depois vamos separar alimentos que fazer bem para nossos dentes e os que não fazem :
Outra sugestão, é criar gráfico do creme dental preferido da sala:
Fonte: professorajusse.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário