Roda da Conversa
A prática de se organizar em
roda para conversar traz inúmeros significados. A expressão por meio da
linguagem oral de sentimentos, ideias, valores estão presentes em todas elas.
Mas, não podemos afirmar que tenham as mesmas finalidades e
aprendizagens.
Cada uma carrega características e
peculiaridades, e é importante que o professor saiba diferenciá-las para que
possa fazer a melhor escolha na hora de planejar.
É muito comum reunir as crianças
para informar sobre algo que está acontecendo na escola e no
mundo, e que todos precisam saber principalmente em período de festa e datas
comemorativas. A informação pode levar a pesquisa, a reflexão e ao
conhecimento. Mas, pode ser meramente informação.
Em algumas situações se faz
necessário conversar com as crianças, sobre o como fazer algo; o passo-a-passo
de uma atividade (instruir). Este momento também é importante se
queremos garantir o produto final. Um bom exemplo prático é quando realizamos
atividades e compartilhamos ideias e saberes.
Roda da Conversa: Dia da água
DESENVOLVIMENTO:
Iniciamos A RODA DA
CONVERSA, colocando uma música sobre o tema água (PAÍS das ÁGUAS da cantora
Floribella), enfatizando o dia da água, voltado para a mudança de hábitos,
através de simples ações no dia a dia, como fechar a torneira antes de brincar
no pátio da escola, não demorar no banho, ao escovar os dentes fechar a
torneira, conversar com os pais sobre o desperdício de água ao lavar a louça, usar
o banheiro, lavar o quintal e o carro do papai. Para que as crianças tenham um
comportamento mais consciente e preservação do nosso planeta.
A professora montará
um cartaz explicativo sobre o Dia da água, sobre a conscientização da preservação
e uso consciente da água, EXEMPLO: como podemos economizar a água e cuidar do
nosso planeta, e outro cartaz com a música “País das águas” que será tocada em sala de aula para os alunos ouvirem e acompanharem no cartaz a letra da música com o tema água, em uma roda da conversa. Após o termino da música a professora irá conversar com os alunos sobre a data comemorativa, Dia da água, mostrando os cartazes para os alunos, para ser observado suas figuras. Em seguida a professora irá perguntar para cada criança sobre seus hábitos em casa e em espaços coletivos, com relação à utilização da água. Cada criança deverá responder sobre o que ela faz, e pode contribuir com a utilização da água no seu cotidiano? O que ela viu nas figuras em relação a falta de água? A professora na roda da conversa irá informa sobre o que está acontecendo com a água do nosso planeta e a conscientização e dicas de economia para a economia da água, que a água do nosso planeta pode acabar, e sem água não existe vida, pois tudo no nosso planeta necessita de água para sobreviver principalmente os seres humanos, animais, plantas tudo que habita no nosso planeta.
Letra da Música: País das Águas
Dentro dessa conversa cada criança receberá uma atividade para colorir e colar na sala de aula com o tema água, e uma folha com dicas de como economizar água no nosso cotidiano para ser compartilhado com a família e amigos.
Letra da Música: País das Águas
Este
é o lugar
Pra gente viver
Vamos transformá-lo
Num lugar melhor
Pra gente viver
Vamos transformá-lo
Num lugar melhor
Juntos
faremos
Um novo mundo
Unidos lutando
Pela Preservação
Um novo mundo
Unidos lutando
Pela Preservação
Quem
cuidar da água
Cuidará da vida
Os rios, os lagos e mares
Precisam de nós
Homens, matas, animais e flores
Necessitam d'água
Pra sobreviver
Cuidará da vida
Os rios, os lagos e mares
Precisam de nós
Homens, matas, animais e flores
Necessitam d'água
Pra sobreviver
Brasil,
o país das águas
Brasil, a água é vida
Depende de Nós
A preservação
E fazemos todos juntos
Um mundo melhor
Brasil, a água é vida
Depende de Nós
A preservação
E fazemos todos juntos
Um mundo melhor
Este
é o lugar
Pra gente viver
Vamos transformá-lo
Num lugar melhor
(muito melhor)
Pra gente viver
Vamos transformá-lo
Num lugar melhor
(muito melhor)
Juntos
faremos
Um novo mundo
Unidos lutando
Pela Preservação
Um novo mundo
Unidos lutando
Pela Preservação
Quem
cuidar da água
Cuidará da vida
(Cuidará da vida)
Os rios, os lagos e mares
Precisam de nós
(Precisam de nós)
Homens, matas, animais e flores
Necessitam d'água
Pra sobreviver
Cuidará da vida
(Cuidará da vida)
Os rios, os lagos e mares
Precisam de nós
(Precisam de nós)
Homens, matas, animais e flores
Necessitam d'água
Pra sobreviver
Brasil,
o país das águas
Brasil, a água é vida
Depende de Nós
A preservação
E fazemos todos juntos
Um mundo melhor
Brasil, a água é vida
Depende de Nós
A preservação
E fazemos todos juntos
Um mundo melhor
Brasil,
o país das águas
(O País das Águas)
Brasil, a água é vida
(Depende de nós)
Depende de Nós
(Depende de nós)
Depende de Nós
Depende de Nós
A preservação
E fazemos todos juntos
Um mundo melhor.
(O País das Águas)
Brasil, a água é vida
(Depende de nós)
Depende de Nós
(Depende de nós)
Depende de Nós
Depende de Nós
A preservação
E fazemos todos juntos
Um mundo melhor.
Objetivos:
·
Reconhecer
a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz
respeito ao desperdício de água.
·
Perceber
a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
·
Conscientizar-
se do papel do homem na preservação da água do nosso planeta.
·
Valorizar
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Conteúdos:
Comunicação oral.
Avaliação:
Uma segunda conversa ( roda da conversa) para
avaliar o entendimento de cada aluno, observar um comportamento mais consciente
dos alunos, ficar atento ás conversas das crianças, mudança de hábito na escola
sobre os saberes que adquiriram relacionados a economizar água.
Espaço:
A roda da conversa será em sala de aula com os cartazes
colados na lousa para visualização das crianças.
Ano
1º ano do ensino fundamental
Material:
Papel pardo, figuras ilustrativas, cola, cola Glitter,
canetas coloridas e um rádio ou som para a música.
Folheto explicativo para os alunos pintarem e levarem para casa, e compartilhar com seus familiares e amigos:
Atividade de conscientização para ser feito em sala de aula:
Cartaz composto com várias figuras ilustrativas e fotos reais que está acontecendo em nosso planeta por causa da falta de água:
Nenhum comentário:
Postar um comentário