terça-feira, 15 de setembro de 2015

ÁBACO

O ábaco é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO, formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representa a quantidade a ser trabalhada, contém 2 conjuntos por fio, 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades.


Um exemplo de Ábaco.

O ábaco foi disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura: O ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os russos chamam de TSCHOTY.
Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital.
Ainda hoje, depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.

Observem nas figuras abaixo várias tipos de ábacos:

Como fazer os cálculos no ábaco?

O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = - 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.

Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema.

 Como usar um ábaco para ensinar matemática para crianças

Fonte http://www.ehow.com.br/abaco-ensinar-matematica-criancas-como_13716/

Aprender matemática com um ábaco irá preparar crianças pequenas para escrever números em etapas posteriores de sua educação. Um ábaco permite que as crianças conceituem fórmulas matemáticas ao trabalhar com objetos tangíveis. Eles também podem ser divertidos para que as crianças concluam cálculos para iniciantes antes de passar para fórmulas mais complicadas. Um ábaco é particularmente valioso para ensinar às crianças os conceitos de dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares e assim por diante.

Instruções

1.      1
Diga à criança para somar dois mais quatro. Peça para que ela deslize duas contas para o lado oposto do ábaco de onde elas estão. Deslize mais quatro contas para ficar ao lado das duas contas. Pergunte a ela qual o total. Ela então irá contar as contas e chegar à conclusão: seis.
2.      2
Diga a ela que subtraia três de cinco. Peça para a criança deslizar cinco conta para a direita do ábaco e depois deslizar três contas de volta. Pergunte quanto ficou. Ele deve contar duas contas.
3.      3
Ensine-a a usar números maiores mostrando-lhe que cada nível das contas representa uma divisão mais alta de números. Por exemplo, a primeira fileira representa de zero a nove, a segunda representa de zero a 90, a terceira representa de zero a 900, a quarta representa de zero a 9000, a quinta representa de zero a 90 mil e assim por diante.
4.      4
Peça para a criança subtrair 65 de 89. Ela deve alinhar as contas de um jeito que represente 89. A primeira fileira terá o nove e a segunda terá o oito. Tire cinco da primeira fileira, para que restem quatro. Remova seis da segunda fileira para que restem 2. O número final agora é 24.
5.      5
Peça para ela somar 65 a 89. Ela vai precisar representar 89 no ábaco. A primeira fileira terá nove e a segunda, oito. Comece com a primeira fileira e some cinco ao nove. Nesse caso, o resultado será 14, por isso um número terá que ir para cima porque ele ultrapassa o nove. Acrescente um à próxima fileira para chegar em nove. Coloque a primeira fileira em quatro para representar o “4” em “14”. Acrescente seis ao 65 original da segunda fileira para ter 15. Você terá que subir outro número, por isso aumente a próxima fileira em um e depois decresça a segunda fileira para cinco para representar o cinco em 15. As contas resultantes representam 154.

Postdo por Caroline Nunes RA: 1299124103


Nenhum comentário:

Postar um comentário